Usar o tempo livre para viajar pode (e deve!) ser um distanciamento gratificante da vida cotidiana. É uma chance para explorar, ver e experimentar coisas novas e arejar os nossos hábitos e rotinas – um tempo para relaxar.
Mas para muitos de nós, a simples ideia de sair de férias pode resultar precisamente no contrário.
O momondo perguntou a milhares de viajantes de 15 países diferentes* se e como eles se sentiam estressados a respeito de suas férias e descobriu que mais de 30% dos pesquisados se sentiam apreensivos sobre diferentes aspectos de suas férias.
Para ajudar a por fim a esta tensão indesejada, nós elaboramos algumas dicas sobre como evitar o stress de viagem desnecessário – antes, durante e depois da sua viagem.

1. Para evitar o Stress de Viagem: Faça o seu dever de casa

Nem todos nós somos planejadores natos. Mas tomar as decisões mais importantes antecipadamente pode livrá-lo de desperdiçar o seu precioso tempo de férias – e dinheiro.

Muitos hotéis ofertam preços baixos para reservas antecipadas e, com um pouco de informações privilegiadas , você pode reservar o seu voo com o melhor preço.

Pesquisar por comentários de usuários pode fazê-lo evitar surpresas desagradáveis no caminho e os que têm fobia de compromisso devem procurar por políticas de cancelamento gratuito.

2. Melhore seu uso das malas

Sim, fazer as malas pode parecer uma punição cruel e incomum, mas tudo o que você precisa é saber como usá-las. Para evitar os erros habituais faça um checklist de viagem.

E a aqui vai mais uma: se você vive com medo de passar pelo drama da ‘bagagem perdida’, tire uma foto do conteúdo de sua mala para que você tenha um registro do que estava levando.

Aproveite para também fotografar os seus documentos de viagem – só por segurança.

3. Ganhe tempo

Poupe-se de dor de cabeça e chegue cedo ao aeroporto. Você nunca sabe quem pode estar à sua frente na fila da segurança.

Evitar o horário de pico e verificar as condições de tráfego com antecedência podem não ser más ideias.

Preocupado com o risco de exceder o limite de peso de bagagem? Verifique em casa, basta subir na balança com sua mala e depois subtrair o seu próprio peso da medida.

4. Menos é mais

Você chegou ao seu destino. É óbvio que você quer curtir ao máximo.

A regra de ouro para um feriado livre de stress de viagem é a gestão de expectativas. Considere não só o que é importante para você, mas o que é viável.

É fácil ser capturado pela lista de museus, restaurantes e paisagens a ver e visitar, mas absorver coisas novas pode ser desgastante. Seja realista sobre o seu nível de disposição, priorize suas atividades e saiba quando chamar um táxi.

As férias também são uma oportunidade para recuperar o atraso em coisas que você não tem tempo para fazer em casa. Leia um livro. Tome um banho. Assista à bobagens na televisão.

Não há nada de errado em tirar férias das suas férias.

5. Desconecte-se

Nós todos sabemos o quanto pode ser difícil sair do modo de trabalho, mas seu cérebro precisa de uma pausa também… Não leve o escritório com você.

Leve o tempo em consideração quando fizer seus planos, dê ao seu chefe e colegas uma sutil contagem regressiva da sua partida e finalize tudo o que for urgente antes de ir.

Se você precisa fazer o check-in, tente agendar pela internet um horário – e se esforce em segui-lo. Não ofereça muitas informações sobre a sua disponibilidade (um e-mail propositalmente vago mandado de fora do escritório vai manter os menos persistentes à distância) e confie que tudo provavelmente não vai desmoronar sem a sua presença.

6. Concorde em discordar

As crianças ficando irritadas, um amigo que leva uma eternidade para ficar pronto, o seu parceiro arrastando você a algo que você não tem o menor interesse… A velha e simples discórdia pode ser a principal causa do stress de viagem nas suas férias.

E o velho e simples acordo pode ser a maneira de evitá-lo. Identifique suas diferenças e negocie uma solução pacificadora.

Ah, e viajar juntos não faz de vocês siameses – por que não tirar uma tarde para saírem separados? Vocês terão algo para se inteirar ao final do dia.

7. Facilite o seu retorno

Por mais tentador que seja reservar para o retorno o último voo de domingo à noite e ir direto para o trabalho no dia seguinte, voltar correndo à “vida real” talvez acabe com todo o efeito positivo e relaxante que suas férias possam ter produzido em você.

Passar um dia em casa para se reorganizar, dando um tempo para desfazer as malas, lavar roupa, reabastecer a geladeira – e ter a chance de refletir sobre os pontos altos da viagem – pode ser mais valioso no longo prazo.

8. Pense adiante

Por fim, uma receita testada e experimentada para afastar a melancolia pós-férias… planeje a próxima!

 

* Dados coletados através de um questionário online realizado em janeiro de 2015, abrangendo os hábitos de viagem em 15 países, a saber: Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Alemanha, Países Baixos, Itália, Espanha, Portugal, França, Turquia, Rússia, Estados Unidos e China. Para cada país, pelo menos 1000 entrevistados com idade entre 18 e 65 anos em proporção à população correspondente do respectivo país no que diz respeito à idade, sexo e geografia.