Não quer que a diversão termine ao final do dia?

Quer você prefira a noite ou não tenha atingido sua cota de aventuras durante o dia, aqui vai uma lista de atividades para experimentar ao redor do mundo durante a noite.

1. Aurora Boreal – Reykjavik, Islândia

A Aurora Boreal sobre o lago Jokulsarlon.. © anieto2k

Vislumbrar a dança ilusória da Aurora Boreal no céu do Ártico é, sem dúvida, um dos espetáculos mais incríveis que a noite tem a oferecer.

Na capital da Islândia, Reykjavik, você pode ter a sorte de observar a Aurora Boreal apenas ao olhar pela janela de seu quarto. Dito isso, quanto mais escuro estiver, melhores serão suas chances – por isso, uma fuga da cidade é recomendável.

Muitos hotéis e passeios pela região são organizados para ajudar os visitantes a rastrear o “Amanhecer do Norte” e, se tiver coragem para enfrentar o rigor do inverno, você terá 20 horas todos os dias para procurar pelas luzes!

Enquanto espera, não esqueça que existe um céu infinito e cravejado de estrelas para se observar maravilhado – o Hotel Rangá, a apenas uma hora da cidade, conta até mesmo com seu próprio observatório astronômico.

Descubra onde é possível dormir sob a luz da Aurora Boreal.

2. Tour de Caiaque bioluminescente  – Florida, EUA

O efeito da Bioluminescência

Se se molhar um pouco não for problema para você, faça uma visita ao Meritt Island National Wildlife Refuge, na Flórida Central, para uma experiência verdadeiramente única, que só o anoitecer pode oferecer.

Sob o abrigo da escuridão, um fenômeno aparentemente mágico acontece nos meses de verão no Sistema de Lagoas Indian River, na Flórida – minúsculos organismos chamados dinoflagelados iluminam-se como vaga-lumes quando estimulados pelo movimento, criando trilhas luminescentes como neon nas águas escuras.

A melhor maneira de ver este incrível espetáculo é fazendo um passeio de caiaque. Se partir ao anoitecer, você terá a vantagem de assistir ao pôr-do-sol da água e, quando o céu escurecer, poderá ver seus remos criarem redemoinhos com as cores do céu, enquanto cardumes brilhantes se movem rapidamente ao seu redor!

3. Skate de sexta à noite – Londres, Inglaterra

Speeding through London. © WoofSnap

Se estiver sem planos em Londres em uma sexta-feira à noite, vá até o Wellington Arch, no Hyde Park Corner, às 8 da noite, e você verá mais de 5 mil pessoas calçando patins e preparando-se para deslizar pelas ruas da cidade.

Embora skatistas e ciclistas também sejam bem-vindos, o nome da atividade é patinação inline ou quad (patins com rodas em linha ou paralelas), e tudo o que se pede aos interessados em participar é que se sintam confortáveis o bastante parando, virando e controlando sua velocidade em subidas e descidas.

O evento é totalmente organizado por voluntários, reunidos para garantir a segurança dos participantes, e a rota para cada “Night Skate” ou Patinação Noturna é publicada no meio da semana, no website da organização.

E é tudo de graça – tudo que você precisa fazer é aparecer!

4. Festas de Banho – Budapeste, Hungria

A quiet evening at Budapest’s Széchenyi Baths.

Não é por acaso que Budapeste é conhecida como “A Cidade dos Banhos”. Os muitos banhos termais públicos da capital húngara foram criados durante o domínio otomano e têm sido um aspecto vital da vida social da cidade desde então – habitantes de todas as idades vão até lá para relaxar, socializar e até mesmo para fazer negócios.

Durante o verão, compareça depois das 10 da noite ao famoso Banho de Széchenyi – um dos maiores spas medicinais da Europa, localizado em um deslumbrante palácio neobarroco em amarelo pastel – e é muito provável que se depare com o evento mais turbulento que você já viu.

As “Sparties” (festas no spa) são um ícone da cena noturna de Budapeste, tanto que muitas pessoas festeiras viajam de países vizinhos para se juntar à multidão em trajes de banho que dança ao redor das três enormes piscinas aquecidas ao ar livre do Banho Termal de Széchenyi.

Se isso soa estimulante demais para você, muitos dos banhos espalhados pela cidade funcionam até tarde, e é possível aproveitar um nado ao ar livre tranquilo e aquecido, sob o brilho suave dos postes de luz – sem a batida techno e a luz estroboscópica.

5. Tour do monastério à luz de velas – Arequipa, Peru

Dusk falls on the Santa Catalina Monastery in Arequipa, Peru. © scropy

Não um ou dois, mas três vulcões formam o cenário da segunda maior cidade do Peru, Arequipa; cidade natal do romancista ganhador do prêmio Nobel, Mario Vargas Llosa, e lar do maravilhoso Monastério de Santa Catalina, com 20 mil metros quadrados.

Encomendado durante o período colonial do país e exemplo primordial do estilo arquitetônico barroco andino, ele foi construído como um convento para acolher as filhas de famílias espanholas ricas.

Ainda que os tons pastéis do complexo semelhante a uma cidadela inspirem uma visita charmosa durante o dia, por duas noites durante a semana, o antigo convento abre suas portas para um passeio à luz de velas por seu terreno sinuoso.

Caminhe por passagens feitas de pedra até pátios lugubremente quietos e cobertos de laranjeiras, passando por galerias pouco iluminadas e claustros com sombras e ecos dançando ao seu redor – assim como 200 freiras enclausuradas fizeram séculos atrás.

6. Tour Fantasma – Edinburgh, Escócia

Haunted Edinburgh. © Rhys A.

Quando histórias teatrais – e, alguns diriam, sensacionais – se unem à precisão histórica, um passeio fantasmagórico é um jeito divertido e cultural de passar a noite.

Edimburgo, a cidade que inspirou o infame O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson, com seu sombrio passado de doenças, tortura e assassinato, tem uma vasta reputação de paisagens espectrais.

Vários passeios programados operam na Cidade Antiga – o melhor lugar para ver assombrações – guiando-o por paisagens como as galerias subterrâneas da cidade, o Calabouço de Edimburgo, o cemitério local e até mesmo um museu da tortura – lugares repletos de histórias antigas de espanto e terror.

7. Trekking na floresta de noite – Chiang Mai, Tailandia

Making dinner in the Chiang Mai Jungle. © xophe_g

Talvez não seja a sua primeira vez caminhando por trilhas florestais sinuosas, passando por quedas d’água e a fauna tropical, mas você já passou a noite na selva?

No norte da Tailândia, depois de um longo dia de caminhada, você pode procurar as vilas no alto das colinas da província de Chiang Mai e passar uma noite com as tribos das montanhas Lahu – as comunidades tradicionais mais primitivas do país.

Explore a vila, ajude a preparar refeições caseiras – sem equipamentos modernos – ou tenha uma conversa ao lado do fogo com um de seus anfitriões (você precisará do guia para ajudar na tradução!), antes de ir dormir, ninado por sons murmurantes, em cabanas de bambu construídas sobre palafitas.

Agora que você conhece as aventuras que estão à espreita na escuridão, é hora de aproveitar a noite!