Enquanto a maioria das pessoas ainda se recupera das celebrações de Ano Novo, a China está só começando! Com o Ano Novo Chinês (também conhecido como o Festival da Primavera) chegando, veja as melhores Chinatowns do mundo para comemorar o Ano do Macaco em fevereiro!

Chinatown de São Francisco, EUA

Bem-vindo à Chinatown. © anieto2k

Liderada pelo atual prefeito chinês-americano da cidade, Edwin Lee, a maior comunidade chinesa de São Francisco significa que a cidade não tem apenas uma, mas quatro bairros Chinatown invejáveis.

Você experimentará o microcosmo da vida transnacional quase imediatamente qando passar pelas placas de rua bilíngues no final da Grant Avenue. Essa rua histórica que hoje parece um desfile, já teve uma má fama por deus bordéis, lounges de ópio e atividades e ilegais, mas hoje a rua histórica limpou suas atividades e se tornou uma das partes mais populares da cidade, chinesa ou não.

Se os chaveiros de buda e os ímãs de geladeira de dragões não forem sua praia, ande mais um quarteirão para a Rua Stockton. Ela fica em um centro comercial agitado onde os verdadeiros cidadãos locais jantam, tomam vinho e passeiam.

Uma das opções culturais mais excêntricas na Chinatown de São Francisco é sua nova geração de passeios fantasma, que promete guiar os fãs de horror pelo lado sobrenatural do bairro.

Então, celebre o Festival da Primavera no belíssimo Jardim Botânico da cidade, ou curtindo os sons da Sinfonia de São Francisco no Concerto e Jantar Imperial do Ano Novo Chinês no Davies Symphony Hall.

Chinatown de Melbourne, Austrália

O dragão acorda na Chinatown de Melbourne. © PreciousBytes

Geralmente considerada a mais longa comunidade chinesa contínua no Mundo Ocidental, a Chinatown de Melbourne está ligada a uma história rica e sedutora. Muitos viajantes da província de Quandong (antigo Cantão) estabeleceram suas navegações na colônia de Nova Gales do Sul, nos anos 1850, esperando alcançar sua fortuna durante a corrida do ouro vitoriana. Desde então, a comunidade chinesa-australiana cresceu para se tornar um dos locais mais interessantes da cidade, principalmente durante o Festival da Primavera.

No topo das festividades padrão como feiras de artesanato, mercados de comida e campeonatos de xadrez chinês nas ruas, a Chinatown de Melbourne liberta o mostro que é o Dragão Millenium Dai Loong. Assista a essa maravilha voadora ganhar vida na Cerimônia do Despertar do Dragão na rua Little Bourke, com 200 pessoas carregando a criatura de papel pelo desfile.

Se precisar de uma pausa das celebrações, visite o Museu Chinês no Cohen Place para saber mais sobre esse bairo tão intrigante.

Dica extra: Vá para Melbourne no começo de Fevereiro para o Festival de Filmes Golden Koala, uma celebração anual do cinema chinês.

Chinatown de Bangkok, Tailândia

Bangkok by night and lantern light. © hjjanisch

Se entrar na Chinatown de Bangkok pelo norte, você instantaneamente vai ser acertado pelos deliciosos aromas vindo do Pak Klong Talad, um mercado de flores em atacado cheio de flores frescas da exótica flora chinesa-tailandesa, com trilha sonora do canto de pássaros voando que, de alguma forma, encontram-se vagando por essa parte da cidade.

Não se deixe enganar pela serenidade desse mercado. Não só o bairro Chinatown de Bangkok é um dos mais velhos de toda a capital, mas ele também é um dos mais extravagantes. Quando você passar pelo decadente Portão Chinês no lado leste da Yaowarat Road, você será cumprimentado com uma quase infinita faixa de lojas com frentes em neon vendendo ouro, lembranças da disnastia Qing e remédios herbais chineses antigos.

Essa faixa principal é completamente cheia de táxis e Tuk-Tuks na maior parte do tempo, mas durante o final de semana do Ano Novo Chinês, o trânsito é desviado para dar passagem para milhares de bateiristas, leões dançarinos e desfiles de dragão que animam a festa.

Chinatown de Amsterdam, Holanda

Chinatown – Amsterdã

A Chinatown de Amsterdam ultrapassou seus limites no final do Bairro da Luz Vermelha para se tornar uma atração notável em si.
Busque tranquilidade em He Hua Templo na Rua Zeedijk, um dos maiores centros religiosos budistas de toda a Europa. Com paredes coloridas cheias de letras douradas da escritura das Três Cestas. Com fome? Então vá para o Toko Dun Yong na esquina da Stormsteeg, com um supermercado asiático no térreo, um bar de macarrão no andar de cima e o estúdio de culinária Flavours of the Far East onde você pode aprender os segredos da culinária chinesa.

No centro do bairro está a Praça Nieuwmarkt, onde locais e visitantes se reúnem para uma noite de músicas, danças e celebrações com dragões típicas do Festival de Primavera, além dos maravilhosos fogos de artifício que se encaixam perfeitamente nessa jovem, mas vibrante, Chinatown.

Chinatown de Londres, Reino Unido

Entre o Dragão! © DaveOnFlickr

Não seja enganado pela pequena estatura da Chinatown de Londres. Espremida entre o o alvoroço comercial da Leicester Square e os imponentes teatros da Shaftesbury Avenue, conforme você vira a esquina para entrar nessa área animada, verá uma área da cidade diferente de todas as outras na capital, oferecendo um tipo de espetáculo completamente diferente para todos os sentidos.

Quando já estiver se livrado do pato assado crocante tentando-o de quase toda janela de restaurante (o restaurante de nome não ambicioso London Chinatown sendo o melhor de muitos), existem muitos aromas para seu nariz explorar, desde as ótimas lojas de doce chinesas aos aromas perfumados do Jen Café em Newport Place, uma casa de chá chinesa que fornecerá um pouco de calma das inevitáveis grandes multidões. É também o lugar perfeito para assistir aos velhos sábios jogando o antigo jogo de tabuleiro chinês conhecido como Go de baixo do pagode da Gerrard Street.

As celebrações do Ano Novo Chinês de Londres são geralmente consideradas as maiores, mais barulhentas e orgulhosas fora da Ásia, e sempre provam-se fantásticas. Junte-se às centenas de milhares de pessoas reunidas nas ruas para carregar lanternas, dragões de papel e dançar até o sol subir.

Chinatown de Yokohama, Japão

O brilho da Chinatown de Yokohama. © Cherrie 美桜

Tóquio deve ser a cidade que tem um pouco de tudo, mas a apenas uma hora ao sul da ultra moderna capital, está sua vizinha Yokohama, onde você encontrará um pouco do antigo charme chinês.

Existem centenas de lojas oferecendo uma mistura de bugigangas chinesas (algumas turísticas, mas a maioria brilhantemente autêntica), salões de massagem de acupressão tradicionais e figuras como shamans oferecendo-se para ler sua sorte utilizando os Quatro Pilares do Destino (uma tradução antiga conhecida como “Bazi”).

Mas a verdadeira razão para vir até aqui é a comida. Os amantes de comida bem viajados dizem que a Chinatown de Yokohama tem as melhores ofertas de comida das Chinatowns de todo o mundo, com todas as culinárias regionais do enorme país representadas em apenas uma mini metrópole. Experimente-as ao longo das celebrações da Apresentação Tradicional do Festival da Primavera em fevereiro no belo Parque Yamashita-cho.

Chinatown de Paris, França

The day at the red parade. © Rog01

A população chinesa de Paris é tão vasta que a capital francesa tem alguma crescentes Chinatowns, ou Quartier Chinois, como os locais as chamam.

A maior e mais frequentada está localizada no 13° arrondissement, um bairro cujos opressivos arranha-céus residenciais foram evitados pelos parisienses nativos nos anos 1970, o que os tornou acessíveis para os Chineses e outros expatriados asiáticos fugindo de seu continente nativo durante a Guerra do Vietnã. Desde então, a comunidade motivada transformou a monótona cidade fantasma em um agitado centro de atividades, com restaurantes de nível mundial de dim sum, como o China Massena, vitrines recheadas com os mais deliciosos doces chineses, e um excêntrico templo budista dentro de um monótono estacionaento na cidade.

O melhor quarteirão chinês de Paris pode ser encontrado no 3° arrondissement, o liberal Le Marais que é um ótimo lugar a ser explorado. Um lugar requintado com arquitetura gótica é combinado com uma grande sensibilidade chinesa, esse contraste realmente vem à tona durante a celebração de Ano Novo, com homens vestindo uniformes em seda vermelha (simbolizando riqueza, alegria e boa sorte) andando pelas belas ruas de Paris com enormes lanternas de papel, antes de todos competirem em campeonatos de artes marciais.

Os desfiles individuais do Festival de Primavera dos bairros acontecem em dias diferentes, o que significa que você consegue ver a grande inauguração do Ano Novo Chinês do Macaco e sua grande e barulhenta apresentação de fogos duas vezes!

Sobre o autor

Momondo teamNa momondo, queremos inspirar a curiosidade de cada um. Viajar pode abrir-nos a mente e o coração para um mundo em que as nossas diferenças são uma fonte de inspiração, não de intolerância e preconceito. Parte connosco à descoberta do mundo com dicas de viagem inspiradoras todos os dias e muito mais. Stay curious. Segue-nos no  Instagram e descobre mais dicas inspiradoras.

Explore outros artigos

Quer conhecer melhor o mundo? Deixe com a gente.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais viagens inspiradoras toda semana, direto na sua caixa de entrada.