O turismo na Turquia é realmente surpreendente: das lindas praias da Antália, ao alvoroço dos bazares em Istambul e às empoeiradas relíquias gregas de Éfeso, não é de se espantar que a Turquia é um dos destinos de férias mais populares do mundo. Apesar de viajantes virem em centenas de milhares todos os anos, muitos continuam indo às mesmas cidades e resorts.

Em vez de ficar nos mesmos lugares de sempre, destaque-se da multidão e visite estes seis lugares menos visitados, mas não menos incríveis, na Turquia.

Butterfly Valley/Faralya

Se existe uma coisa que a Turquia faz bem, são as praias. O Vale das Borboletas (“Kelebekler Vadisi”) não é só a melhor do país. Ela pode ser uma das melhores praias do mundo.

Localizada na pequena vila de Faralya – e uma curta viage de barco de Olu Deniz – esta maravilha da Mãe Natureza recebeu seu nome de uma espécie exótica de borboletas encontradas no cânion – que certamente servem de boas-vindas enquanto você relaxa na praia branca.

O Vale das Boboletas é um lugar intocado de tranquilidade, com uma energia hippie. Em vez de restaurantes famosos e hotéis cinco estrelas, há barracas com comida self-service, cabanas de madeira e tendas montáveis.

Se tudo isso soa chique demais para você, você é bem-vindo a dormir à noite bem na beira da praia, e acordar de manhã para uma caminhada à beira do penhasco e um banho em uma das estrondosas cachoeiras.

Bursa

Se você já experienciou Istambul mas ainda anseia por um pouco mais da metrópole otomana, a vizinha Bursa é uma cidade divertida, movimentada e acessível para uma ótima viagem de fim de semana.

Lar do comércio de têxteis do país, é aqui que você encontra todos os majestosos vestuários que ligavam a Turquia ao Ocidente luxuoso, através de sua histórica Roda da Seda. Passeie pelos Koza Han mercados de quase 600 anos de idade (Cocoon Hall) para adquirir produtos únicos de seda.

Termine o dia com um repouso em um belo jardim de chá, com videntes prevendo seu futuro através da leitura dos resto da sua xícara de café!

Além da rica história mercantile e a extravante área da mesquita Ulu Cami, o maior motivo de fama de Bursa é ser o local de nascimento do İskender kebap. Não confunda com o oleoso döner, o İskender é coisa séria, com cortes grossos e suculentos de carneiro servidos em um pão pita recém assado e acompanhado com molho de tomate, iogurte e uma generosa adição de manteiga.

O original e o melhor, você precisa ir para Bursa para apreciá-lo.

A Península de Datça

Se alugar um carro é uma das opções para a sua visita à Turquia. Então é provável que não haja lugar melhor para cruzar do a faixa da Anatólia.

Comprimida ao longo da Costa Turquesa, a península selvagem, viva e tremendamente linda tem muito a oferecer. Da imaculada praia de Ovabükü, no sul, às antigas ruínas gregas de Knidos no oeste, à lendária vila do porto ao centro, onde você pode jantar pratos de peixes baseados nas receitas locais, passadas geração após geração, aqui.

Se você ainda estiver com fome, o Datça peninsula has thousands of almond and olive trees by the roadside, meaning that you’ll always have something to snack on while out on the open road.

Amasya

Se você quiser, pode colocar uma pitada de foclore oriental nas suas férias. Isso faz essa cidade montanhosa ao longo do rio Yeşil perfeita para você!

Reza a lenda que a montanha de Ferhat recebeu seu nome em homenagem a um herói humilde chamado Farhad, que tentou passar pelo pai de sua amada, a princesa Shirin, cavando um túnel pela montanha e levar água fresca ao palácio

Você precisa visitar para ouvir a lenda toda, mas sem dúvida que o destino desse casal tráz um certo charme e romance para a cidade. Na verdade é difícil não se apaixonar pelas ravinas rochosas, gotejando aguá verde e com as tradicionais casa de Yalıboyu.

As Saunas Turcas, conhecidas pelos locais como “hamams” se espalham pelo país todo, mas as de Amasya são de longe as melhores. Procure por Mustafa Bey Hamamı, que tráz uma classe autenticamente Otomana com uma suna suiça convertida.

Kayseri

Com a sua sagaz arquitetura, universidades primeira e habitantes bastante modernos – mesmo que a cidade tenha sua origem lá atrás, em 3000 AC – uma visita a Kayseri é como olhar pela fechadura para uma Tuquia que o futuro trouxe.

Longe de ser uma experiência comum de turismo, a forte presença comercial e tecnológica deixa Kayseri com um ritmo e ambiente bastante únicos. É como se fosse uma versão Otomana de São Francisco.

Mas nem tudo aqui é sobre coisas novas. No meio de Anatolia – e localizada aos pés do vulcão do monte Erciyes (relaxa, está dormente) – a área abriga um dos mais importantes sítios arqueológicos, Kültepe, além do que, fica a uma hora de carro de Ürgüp e os renomados hotéis “caverna” na Capadócia.

Mardin

Junto da fronteira sudeste da Turquia com a Síria, Mardin fica a resposta da Turquia a Jerusalem, uma cidade antiga com casa de calcário, mirantes sensacionais e um mosaico de moradores Curdos, Cristãos e Sírios vivendo todos juntos em harmonia.

Passeando pelas ruas pavimentadas do centro antigo, você sem dúvida se sente como se estivesse andando por um museu a céu aberto. Nunca sabe ao certo que relíquias está esperando do outro lado da esquina. As ruínas da escola Islâmica local, a Zinciriye Medresesi, são apenas uma das muitas belezas para os olhos por aqui.

E ainda tem os sabores! Uma mistura tão interessante de etnias em Mardin resultam em comida de primeira, particularmente interessante para os que gostam de doces. Não se esqueça de experimentar o “evizli sucuk” (nozes mergulhadas em melaço de uva). Delicioso!

Ficou fascinado com os destinos secretos de turismo na Turquia? Então compre suas passagens aéreas, arrume as malas e prepare-se para desvendar os mistérios desse lindo país!

Compre sua passagem para Istambul

Leia também: Capadócia, Turquia: por dentro dos hotéis-caverna e o que fazer em Istambul sem gastar nada