Viajar pode ser caro, mas não precisa ser. Nós apontamos nossas velas para a Turquia, a antiga capital otomana, a fim de descobrir como você pode sentir o verdadeiro gostinho da vida turca sem gastar muito. Faça uma viagem para esse país das maravilhas transcontinentais com nossos tesouros preferidos de Istambul que você pode experimentar sem gastar uma única lira!

Um tour grátis por Istambul

Santa Sofia. © eleephotography

Istambul é uma das cidades mais densamente povoadas do mundo, então vale a pena fazer um city tour. Evite as empresas caras e faça uma reserva com a New Generations Tour. Esse grupo de amigáveis nativos poliglotas o levará pela mão através dos melhores bairros e atrações de Istambul.

Os pontos altos incluem um passeio rápido pela lendária Loja de Livros Antigos para ver caligrafias islâmicas antigas e uma visita à catedral bizantina, que foi convertida em mesquita imperial e depois em museu público, a Basílica de Santa Sofia. Começando todos os dias às 10:45 da manhã no Parque Sultanahmet da cidade velha, o passeio dura 2 horas e meia, e você não vai gastar nem um centavo, sim: é grátis!

Conheça o agitado bairro de Cihangir

Cihangir. ©Merlin and Rebecca

Cihangir, que fica no coração do bairro de Beyoğlu, é o melhor lugar para ver arquitetura francesa e passar longos mintos observando as pessoas.

Em qualquer tardezinha, provavelmente você vai ver uma onda de istambulenses estilosos dividindo as ruas com religiosos devotos. Bem ao lado da pacata cidade antiga de Sultanahmet, Cihangir é um local animado, com músicos de rua fantásticos e casas coloridas.

Deixe seu nariz conduzir você pelo Bazar das Especiarias

Bazar Egípcio, Istambul.

Istambul tem muitos mercados incríveis que valem a visita, mas o nosso favorito é, sem dúvida, o Bazar Egípcio do bairro Eminönü, com cerca de 400 anos de idade.

Ao passar por seus vários corredores coloridos, sentindo o cheiro de milhares de aromas exóticos, você ficará surpreso ao descobrir como o Bazar reflete a diversidade étnica da cidade, com uma mistura de especiarias da Europa Ocidental e do Leste Asiático, para uma mistura étnica de istambulenses prontos para devorá-las.

Se você quiser continuar explorando, atravesse a ponte para a famosa Avenida İstiklal de Beyoğlu. A quarenta minutos de caminhada, essa rua para pedestres muitas vezes é chamada de coração de Istambul, com pessoas que vêm aos milhares para provar os famosos “hambúrgueres molhados” e frequentar as tavernas turbulentas dentro da Passagem da Flor (Çiçek Pasajı).

Atravesse a Ponte de Gálata

Ponte de Gálata. © sonic.knight.

Erigida em 1994, a Ponte de Gálata simboliza mais de 16 séculos de história bizantina e turca, substituindo outras quatro pontes que já estiveram sobre o estuário do Chifre de Ouro. A maioria das pessoas a atravessa de bonde ou carro, mas um passeio ao longo da passarela de 490 metros permite ter uma visão agradável da vida cotidiana da metrópole transcontinental.

Pare e observe os pescadores locais pescando no estreito de Bósforo do amanhecer ao anoitecer, jogue gamão com os moradores entusiasmados ou vá até o mercado coberto. Ao mesmo tempo, não se esqueça de apreciar a vista panorâmica da cidade a partir da ponte.

Procure a paz interior na Mesquita Yeni

Mesquita Yeni. © robokow

Bem perto da Ponte de Gálata, fica a Mesquita Yeni – também conhecida como Nova Mesquita de Istambul. Mas não se deixe enganar pelo nome, pois essa beleza palacial remonta a 1597, tornando-se um dos locais de adoração mais antigos de toda a cidade.

E ela é impressionante! Um lugar de silêncio no meio de toda a loucura da cidade, a mesquita é sustentada por colunas de mármore e ouro, e adornada com belos azulejos İznik verdes, brancos e azuis do século 17. Istambul está repleta de arquitetura imperial de cair o queixo, mas nada se compara ao esplendor desse lugar.

Visite os museus

Museu de Pera. © TurkeyVision

Istambul tem diversos museus e espaços de arte para visitar. O melhor de todos é o Museu de Pera. Inaugurado em 2005, o instituto representa muito bem a rica herança cultural da cidade, com três coleções permanentes: “Pinturas Orientalistas”, “Pesos e Medidas Anatolianos” e “Azulejos e Cerâmicas Kütahya”.

A galeria de vários andares também recebe exposições de artistas de renome internacional, como Rembrandt, Picasso e Kahlo. A entrada do museu normalmente custa 15 liras, mas a entrada é gratuita todas as noites de sexta-feira, das 18:00 às 22:00.

E – se você quer um pouco mais de diversão educativa – essas duas instituições de Istambul SALT são o melhor lugar para aprender sobre o contexto econômico da cidade e a mistura de estilos arquitetônicos. Os dois centros, que ficam em Beyoglu e Gálata, têm juntos um centro de pesquisa, um cinema e enormes espaços para exposições – exibindo obras de arte deslumbrantes, de temática política e sempre de graça!

Tome banho de sol nas Ilhas do Príncipe

Um cavalo e uma carruagem na ilha de Heybeliada. © Ted Drake

Se o agito constante da cidade é demais para você, sempre dá para procurar refúgio em um dia de viagem para uma das nove Ilhas do Príncipe, ou ‘Adalar’, como são conhecidas pelos moradores locais, apenas 20 quilômetros a sudeste da cidade, no mar de Mármara.

A melhor de todas é Heybeliada (que significa ‘Ilha Alforje’). Tendo 2226.º do tamanho de Istambul, essa ilhota possui pequenas praias e uma vasta paisagem de montanhas verdejantes – perfeita para qualquer entusiasta de caminhadas. Na verdade, essa é definitivamente uma viagem para o tipo aventureiro, visto que os turistas precisam se locomover a pé ou em carruagens à moda antiga, puxadas por cavalos; o transporte automotivo é estritamente proibido.

Embora possa passar o dia explorando de graça, você terá de pagar míseros 6 euros pela viagem de volta de balsa, que funciona todos os dias saindo de Kabataş, do amanhecer à meia-noite. Não é exatamente “de graça”, mas é uma excursão econômica que vale a pena.

Festeje em Ortaköy

Mesquita de Ortaköy à noite.

Depois de um longo dia explorando, você quer voltar para um lugar em Istambul que esteja cheio de vida e onde tudo acontece. Não procure nada além de Ortaköy! Durante o dia, esse bairro fica cheio de pessoas olhando sobre a Mesquita de Ortaköy, enquanto artistas iniciantes tentam vender suas mercadorias em feiras de artesanato.

À noite, a atmosfera alegre abre caminho para uma vida noturna chique, e muitos dos clubes – incluindo a mansão reformada mundialmente famosa conhecida como Anjelique – oferecem entrada gratuita (tornando aqueles coquetéis um tanto caros ainda mais atraentes).

Se você não quiser festejar a noite toda, Ortaköy é um lugar perfeito para um passeio noturno. Absorvendo a brisa do mar de Mármara e o brilho cintilante dourado da cidade sobre a água, esse é um final magnífico, talvez até romântico, para um dia em Istambul. Às vezes, as melhores coisas da vida não custam nada.

Ficou encantando com a magia turca? Agora que você já sabe o que fazer em Istambul, reserve suas passagens aéreas e aproveite o melhor que a cidade tem a oferecer!

Encontre passagem para Istambul

Leia também: Turismo na Turquia: os destinos secretos da Turquia…revelados e Capadócia, Turquia: por dentro dos hotéis-caverna