A maioria dos hotéis em Maceió está localizada na orla urbana da cidade, que compreende os bairros Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca, que costumam concentrar, portanto, o maior número de turistas.
Os três bairros estão lado a lado e possuem comércio e restaurantes, permitindo que com simples caminhadas se chegue onde precisa. São também uma ótima opção para quem procura por uma boa pousada em Maceió, porém, cada um possui suas características, considerando também que o mar de Maceió nesse trecho da cidade nem sempre é próprio para banho.
Pajuçara, no que diz respeito ao turismo em si, é o melhor bairro para quem faz uma viagem para Maceió, pois possui agências por perto e é de onde saem os passeios para as piscinas naturais. Ponta Verde, entre Pajuçara e Jatiúca, é um bairro nobre, que também possui piscinas naturais e é conhecido pela vista espetacular que fornece, além de ser onde estão as barracas de praia mais badaladas, na divisa com Pajuçara.
Jatiúca, bem como Cruz das Almas, também atende quem busca um bom hotel em Maceió, porém, possui um fluxo menor de turistas e seu mar, além de quase sempre ser impróprio para banhos por conta da qualidade da água, costuma ser bem agitado. Para evitar ter que se preocupar com a época certa para um banho de mar ao viajar para Maceió, considere ficar nos hotéis das praias do litoral norte, que embora mais rústicos e com menor estrutura, podem ser frequentados o ano todo.
Por lá será fácil encontrar um hotel em Maceió que funcione no sistema all inclusive, além de ambientes bem mais tranquilos. Se não for possível abrir mão de um local que possua um pequeno centro turístico, escolha ficar no Riacho Doce, mas prepare-se para encontrar uma praia repleta de pedras e ondas fortes.