Paraty é conhecida por suas belas paisagens, pela arquitetura colonial e também por seu tamanho consideravelmente pequeno, mas não se engane: existe um grande número de hostels, pousadas e hotéis em Paraty, para todos os bolsos.
A tarefa mais difícil que cabe ao turista, portanto, é saber escolher onde ficar em Paraty, visto que a localização escolhida irá influenciar diretamente na experiência vivida durante a estadia. Uma das áreas mais visadas por quem chega à cidade sem dúvidas é o Centro Histórico de Paraty, onde ficam as famosas casinhas coloridas, porém, em muitas ruas não é permitido tráfego de veículos e, por conta disso, os estabelecimentos não oferecem estacionamento.
Outro ponto importante a considerar, principalmente se você escolher uma pousada em Paraty, é a forma de pagamento da estadia, pois existem uma ou outra que não aceitam cartão.
Pode-se dizer também que nessa região estão as hospedagens em Paraty mais caras, ao contrário das que são oferecidas em bairros como Caborê e Portal das Artes, localizados a 2 km do centro. O Pontal e o Jabaquara também são bairros interessantes para quem busca um hotel em Paraty que tenha um preço mais convidativo, porém, esse último também está mais distante da área central, sendo indicado para quem está de carro.
Quem chega de ônibus à cidade pode facilmente conseguir um bom hostel em Paraty no caminho entre a rodoviária e o famoso Centro Histórico, bastando utilizar o transporte público para se locomover por ali.
A vida boêmia também acontece nas proximidades das construções coloridas, com bares, restaurantes e lojas, mas se você quiser fugir um pouco desse agito considerável e viver uma aventura em meio à natureza, dê uma esticadinha até Trindade, 25 km distante, e aproveite para acampar. Ali também existe opção de hospedagem pé na areia com uma bela vista, o que dificilmente se encontra em Paraty.